Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

É possível aposentar-se, sem nunca ter contribuído?

Publicado por Valesca Bispo
há 2 anos

Em regra para fazer jus a determinados benefícios pagos pelo INSS ,é necessário contribuir mensalmente.

Porém existe a hipótese de receber o benefício assistencial,denominado BPC/LOAS beneficio de prestação continuada, destinado aos idosos com idade superior ou igual a 65 anos e deficientes,e que acaba sendo uma espécie de "aposentadoria".

Portanto para que seja concedido esse beneficio é necessário encaixar-se nos requisitos determinados pela lei, que é considerado miserável a família cuja renda mensal per capita é inferior a ¼ do salário-mínimo, não poderá receber outros benefícios sociais ,e nem ter vinculo empregatício, exceto benefícios médicos e indenizatórios tais como síndrome de talisonia e entre outros.

Vale ressaltar que para os deficientes é necessário comprovação de impedimento para uma vida social plena, de longo prazo ou por pelo menos 2 anos, e também possua qualquer patologia seja física ,mental ,intelectual ou sensorial.

Enquadrando-se nesses requisitos estipulado pela lei orgânica de assistência social 8742/93 o individuo terá direito a receber um salário mínimo mensal, porém sem direito ao 13º,o que irá ajuda-lo a ter mais dignidade e autonomia em sua vida.

Contribuindo para que haja igualdade aos menos favorecidos.

  • Publicações6
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações59
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/e-possivel-aposentar-se-sem-nunca-ter-contribuido/1357615898

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)